Parametros Thiele Small


Fs

É a frequência de ressonância das partes móveis do alto-falante. Em regra tem-se dificuldade em produzir frequências abaixo dele. Assim, um falante com Fs de 55hz não vai produzir 35hz com desenvoltura. Já um falante com Fs de 35hz vai produzir 32hz se estiver em uma caixa com sintonia adequada. A exceção se dá quando o falante está colocado em corneta, em que é menos afetado pelo valor do Fs e funciona mais como um pistão.


Qes

Fator de qualidade elétrico para Fs ao ar livre, considera apenas as perdas elétricas, quanto menor o valor de Qes, maior a força dinâmica do sistema eletromagnético.


Qts

Descreve a qualidade ou característica total do falante que pode ser elétrica e mecânica. Diz o quão forte os conjuntos dos sistemas de motor e magnético do falante são. Assim, um falante com valor de Qts ao redor de 0,2 vai ter um conjunto magnético grande, sendo capaz de mover o cone com enorme força. É o que em inglês se chama de "tight driver" (firme, com alto controle do movimento do cone). Quando esse Qts sobe para 0,45, o falante terá um conjunto magnético menor e exercerá menor controle no movimento do cone. Assim valores menores de Qts são indicativos de som firme e com pancada, com menor peso e graves menos profundos. Qts maiores darão um grave mais pesado e mais lento respondendo mais a freqüências bem baixas. Já para falantes de Qts de 0,6 ou acima são falantes que necessitam caixas enormes para ter uma resposta adequada, enquanto que em caixas menores não se tem resposta de subgraves. Este tipo é mais bem usado em som automotivo em um veículo de 3 volumes, em que o porta-malas funcionaria como Vb.


Qms

Leva em consideração as propriedades mecânicas do falante, isto é, a suspensão externa (borda) e a aranha que prende a bobina, responsáveis pela sustentação do cone a fim de que mantenha o movimento linear dentro do gap. Na prática, valores de Qms maiores dão um som mais aberto, mais limpo e com melhor dinâmica, motivo pelo qual terão menos perdas. A borda terá maior flexibilidade e a aranha terá construção dando como resultado maior fluxo do ar e maior sensibilidade, sendo bom indicativo de reserva de energia acumulada.


Bl

Força motor do falante. Quanto maior o valor de Bl mais forte será seu conjunto magnético (motor). Falantes com alto valor de Bl, ao redor de 30 ou mais, tem maior condição de controlar seus cones adequadamente. Certamente terão conjuntos magnéticos massivos, pesados. Em geral apresentarão também baixos valores de Qts. Falantes com Bl abaixo de 20 ou menos terão menos condições de controle do cone. Logo terão valores de Qts maiores. Eles se darão melhor em caixas dutadas, band-pass, dando uma resposta lenta e pesada, com resposta fraca a transientes.


Vas

Esse parâmetro vai dizer o quão controlado é o movimento do cone, sendo medido em litros. Há várias variáveis que influenciam na determinação do seu valor. Não se pode assegurar que altos valores significam ser um falante melhor. A suspensão (aranha) simples ou dupla, bem como o tamanho do cone (Sd), também a temperatura ambiente, a umidade do ar vão afetar seu valor, o que faz esse parâmetro ser um dos mais difíceis de ser medido com precisão.


Cms

Compliância mecânica da suspensão do alto-falante. Compliância mecânica é o quanto um determinado corpo se desloca quando aplica nele uma determinada força . É dada em metros por newton ou m/N.


Mmd

Significa o peso do cone, da bobina e de outras partes móveis do conjunto. Assim, um falante de 18" com um Mmd de 100g vai ser mais eficiente do que um que apresente um cone mais pesado. Um cone leve também será movido mais rapidamente em relação ao mais pesado. Parece ser uma característica dos falantes de alto Qts (seria para compensar?), dando a idéia de ter resposta adequada a transientes, quando de fato, falantes de alto Qts, devido ao seu conjunto motor (magnético) menos eficiente, anulam as vantagens do cone mais leve. Falantes com cone de 200g ou mais vão apresentar cones mais pesados e firmes, e de maneira geral vão ser menos eficientes, ter dupla aranha e valores menores de Qts. Falantes com cones mais pesados podem apresentar um som mais lento, mas se tiverem Qts baixo e Bl alto, ao contrário, terão boa resposta a transientes, isso devido ao conjunto motor forte. O parâmetro Mms é o peso do cone incluindo a massa radiante, não devendo ser confundido com o Mmd. Alguns programas de simulação de caixas de som vão calcular os valores de Mms quando se entra com o Mmd.


Sd

Quanto maior o cone, mais ar ele irá movimentar. Como reproduzir sons graves significa mover ar, quanto maior o cone menor será o movimento necessário pra dentro e pra fora (excursão do cone). Quanto mais fundo o cone maior o Sd, o que explica valores diferentes para alto-falantes com o mesmo diâmetro. A largura da suspensão também influencia esse parâmetro. Alguns autores quotam a distância do diâmetro começando pela suspensão externa incluída até ao limite do cone do outro lado, para o efetivo diâmetro do pistão.


Xmax

Valor mais amado por muitos, este parâmetro representa a distância da altura total da bobina diminuída da medida da altura da peça polar superior, dividida por 2. Ou seja, é a distância em que a bobina mantém seu enrolamento dentro do gap acima e abaixo da peça polar (onde se tem o fluxo magnético). Assim, um falante com Xmax de 8mm quer dizer que ele poderá ter um movimento de 8mm para fora e 8mm para dentro estando ainda dentro do fluxo magnético e com movimento linear, assegurado pelo conjunto magnético, suspensão da borda externa e aranha, e pelo damping factor do amplificador. Excedidos esses valores o cone do falante não mais estará regulado por esses controles, sendo colocado por autores que usá-lo constantemente desta forma não é recomendado, uma vez e o reconamento vai ser uma questão de tempo. Cabe ainda advertir que alguns fabricantes adicionam 15% a esses valores por fins marketeiros. Confundir esse valor com o Xmecânico pode causar graves problemas à saúde do falante, pois além de compressão dinâmica, poderá bater no fundo do gap deformando a forma da bobina.


Vd

Se a questão é mover grandes quantidades de ar nas baixas freqüências, este é o parâmetro a ser olhado. Isso por que para produzir som é preciso mover ar e quanto mais baixa a freqüência a ser reproduzida, maior será a quantidade de ar a ser movida para dar determinado resultado. Pode-se fazê-lo usando cones menores (menor Sd), com a penalidade de ter maior movimento pra dentro e pra fora em relação aos cones maiores. A área do cone maior dividida pela área do cone menor vai dar a necessidade de deslocamento do menor em relação ao maior para produzir o mesmo resultado. É fácil calcular isto e comparar os valores de Vd vai dar um indicativo do que um falante de graves pode produzir, sendo uma coisa que poucos realmente fazem.


η0

Olhar o valor de eficiência de referência é mais útil do que olhar o valor quotado pela maioria dos fabricantes para a sensibilidade (eficiência em dBs). Alguns valores não são os calculados pelos parâmetros listados (não conferem) sendo às vezes inflados. Outros são quotados sem ao menos termos os parâmetros disponíveis. Falantes com altos valores de Xmax geralmente são ineficientes (baixa sensibilidade), necessitando amplificadores maiores para que consigam tocar. Isto significa altos dispêndios quando se poderia usar falantes mais eficientes, empurrados por amplificadores menores, com resultados semelhantes, se não melhores, talvez com uma fração do gasto. Se o caso for obter som de caixas menores e tocar os falantes com potências extremas, a solução será usar longas bobinas ineficientes, de grande x-máxima, com grandes e caros amplificadores.




Compressão dinâmica o Compressão de potência 

Esse não é oficialmente um parâmetro T/S, mas certamente tão ou mais importante no trato do som. Seus valores são quotados por alguns fabricantes como exceção, pois são os que mais trabalho lhes dão. Esse valor vai dar a quantidade de perda em dBs que o falante apresentará por causa do aquecimento da bobina, o que aumentará a sua impedância, e como conseqüência o amplificador mandará menos potência ao falante, mesmo que o volume fosse aumentado. Ao entender isto vai se tocar aquém dos limites do falante, tendo como recompensa mais som como resultado prático. O que causa isso é o deslocamento excessivo do cone/bobina, o que provoca cada vez menos arrefecimento por estar o enrolamento menos em contato com o fluxo magnético, passando o enrolamento além do limite da peça polar, onde há a pobre troca de calor, além do ar circulante, devido a melhoramentos acrescidos na sua ventilação, e short rings em alguns casos. Deste mal todos os falantes sofrem, sem exceção, alguns mais outros menos. Um indicativo certo é o deslocamento do cone onde devemos prestar grande atenção. Exceção sempre há, e é em cornetas bem calculadas que se pode ultrapassar limites devido a Vbs minúsculos e sistemas que 3dBs tocando a 0dB, ou seja, se um falante está quotado para 800wrms e tiver 3dBs de compressão dinâmica, teoricamente tocando a 400 wrms ele estaria tocando praticamente a mesma coisa do que se estivesse sendo tocado a 800wrms. Na realidade, mesmo a 400wrms ele ainda apresenta alguma compressão, e esta aumenta à medida que sua bobina esquenta. Trabalhar com folga é a receita! Boas técnicas na confecção de caixas são imperativas na minimização destes efeitos e são certamente segredos guardados pelos grandes fabricantes, diferenciais estes que se pode observar ao se comparar bons projetos originais com seus clones onde nem ao menos os parâmetros dos falantes originais são levados em conta como um indicativo do que usar quando colocar o substituto na caixa.



Compressão de potência

Power compression ou thermal power compression - Também conhecido como "compressão térmica", é o fenômeno onde a transferência de potência do amplificador para o alto-falante cai à medida em que a bobina do falante se aquece. O fio de cobre (ou alumínio) quente apresenta maior resistência elétrica que quando frio, resultando em menor potência para a mesma tensão aplicada.

Uma bobina de fio de cobre aquecida a 200ºC acima da temperatura ambiente (valor comum em alto-falantes sob regime de grandes sinais) tem sua resistência (Re) dobrada, fazendo cair em 3dB a potência transferida pelo amplificador. Embora possa parecer pouco, representa uma perda de metade da potência. O aumento de Re faz Qes (fator de mérito elétrico) subir na mesma proporção, provocando um desalinhamento da sintonia do sonofletor. Em sistemas multivias, a compressão de potência afeta dos transdutores com intensidades diferentes, alterando equilíbrio tonal do sistema em diferentes níveis sonoros.

Existem outros dois tipos de compressão de potência menos conhecidos, mas relacionados a fatores mecânicos, e não à temperatura: compressão da força-motor (BL), originada pela saída da bobina do campo magnético no interior do gap; e a compressão de compliância (Cms), causada por não-linearidades da suspensão. Todos os três fenômenos são percebidos apenas sob regime de alta potência (grandes sinais).



THD

A THD( termo em inglês para Total harmonic Distorcion, ou Distorção harmonica Total) é a medida da distorção harmônica presente em um sinal e é definido pela razão entre a soma da força de todos componetes harmônicos pela força da frequencia fundamental. Uma THD menor permite que o componente como um auto-falante, um amplificador, um microfone ou algum outro equipamento tenha uma reprodução mais precisa através da redução das harmônicas adicionadas à reprodução por outros equipamento. Um THD inferior a 1%(<1%) já é considerada como "alta-fidelidade" e não é audível pelo ouvido humano



S/N

S/N vem do inglês Signal to Noise Ratio (ou razão sinal ruido) e é uma medida usada na ciência e pela enegenharia para quantificar quanto de um sinal foi corrompido por ruidos. É definido pela razão da força do sinal pela força do ruído corrompendo o sinal. Uma razão maior que 1:1 indica mais sinal do que ruido.

Em outras palavras, S/N compara o nível de um sinal desejado (uma música por exemplo) com o nível de ruido de fundo. Quanto maior a razão, menor é o ruido de fundo. 



Damping

Damping Factor ou Fator de Amortecimento, representa a relação entre a carga que esta sendo acionada (isto é, o alto falante - usualmente 4 ohms) e a impedância de saída do amplificador (isto é, a impedância de saída dos transistores que acionam os alto falantes). Quanto mais baixa impedância de saída, mais alto é o fator de amortecimento. Altos fatores de amortecimento indicam uma grande habilidade de ajudar no controle do movimento do cone do alto falante que está sendo acionado. Quando este movimento é controlado rigidamente, uma grande resposta a transientes é evidente no sistema, o que vai proporcionar aos ouvintes um som "rígido" e "cristalino", que responde bem as variações de freqüência da fonte sonora. Fatores de amortecimento acima de 100 são geralmente relatados como sendo bons valores.







Entender as especificações técnicas dos alto falantes é essencial para quem quer escolher o modelo certo para o seu projeto de som automotivo e de quebra, ainda gastar menos.
Para melhor entendimento do post, recomendamos você dar uma olhada em: Como funcionam os alto falantes. Após entender como o alto falante funciona, fica muito mais fácil entender este post.
Entenda as Especificações Técnicas dos alto falantes | Parâmetros | Como escolher?
Potência:



Potência Nominal WrmsQuantidade de energia que o alto falante suporta dissipar, medida segundo a norma NBR 10303.
Lembrando: os alto falantes não têm potência, eles suportam potência.
Em um sistema de som automotivo:
– Quem tem a potência é a bateria, pois ela que tem tensão e corrente;
– O Amplificador converte a energia (amplifica com a energia da bateria o sinal musical);
– O Alto falante suporta a potência (reproduz o som).Ou seja, a bateria tem a energia, o amplificador transforma a energia (amplifica o sinal “Musical” com a energia da bateria) e manda para o alto falante. No alto falante, parte da energia é transformada em energia mecânica, movimentando o cone e reproduzindo o som, e a outra parte é transformada em calor.
Para tirar essa informação do alto falante, as fábricas aplicam o “sinal rosa” (que esforça ao máximo o alto falante). O máximo de energia que o alto falante recebe, sem queimar (sem sofrer danos), em um determinado espaço de tempo (pode variar, mas fica em torno de 2h), é o valor em rms do mesmo.
Potência musicalComo dito, para “retirar a potência rms” do alto falante, as fábrica usam o sinal rosa, que esforça ao máximo o alto falante. Em músicas, sempre há intervalos de batidas frequências e etc., que esforçam menos o alto falante. Logo ao utilizar o alto falante em músicas, conseguimos aplicar mais potência neles. A potência musical é Média geral da quantidade de energia que o alto falante consegue suportar em músicas, que é geralmente o dobro do valor em rms do alto falante. (medição com multímetro – de preferência True-Rms – na saída do amplificador).
Potência de Pico Wpico
Quantidade de energia que o alto falante consegue suportar em picos musicais (medição com osciloscópio) em um tempo curto, em torno de 4 segundos, por exemplo. Geralmente a potência de pico tende a ser 4x maior que a potência em Wrms.
Veja o post completo: Qual Potência Rms usar em Alto Falantes? | Módulo p/ Subwoofer, Woofer, Driver, Tweeter
Resposta de frequência ou curva de resposta (Hz)É o dado que diz qual a região que o alto falante trabalha. Ex: 60hz à 2700hz.
Geralmente medido com 1w rms à um metro em câmara anecoica. Métodos mais usados: Near Field e Half Space. Aplica-se ruído rosa e “pega-se” a faixa do gráfico onde o alto falante teve a sua ótima resposta.
Observação: em alto falantes que precisam de caixa, não se deve utilizar a resposta de frequência como base para realizar o corte de frequência (principalmente o corte HPF).



RE Resistência Elétrica (DC) OhmsResistência da passagem elétrica (corrente contínua DC), é a força contrária à passagem de energia. Podemos saber qual a resistência elétrica do alto falante ao utilizar um multímetro, colocando a chave do multímetro da escala “ohm” e conectando nos bornes do alto falante.
Impedância Nominal (AC) Zn OhmsRelação da resistência elétrica (bobina móvel) dentro do campo magnético (sempre maior que a resistência elétrica). Veja o post completo com as principais dúvidas: O que é impedância? Alto Falantes
Esses dois pontos acima são muito importantes para escolher também a impedância de saída do amplificador, pois o valor precisa “casar” com o valor final da impedância dos alto falantes. Onde temos algumas variáveis como: quantidade de alto falantes. tipo de ligação e impedância de cada alto falante utilizado: Clique aqui e veja como ligar o alto falante no módulo.
Sensibilidade dB/1w/1mFrequência de ressonância do sistema móvel.
É o quão alto o alto falante reproduz o som com 1Wrms à 1 metro de distância do microfone, quanto maior for o valor, maior a conversão. Não compare alto falantes de tipos ou polegadas diferentes: um alto falante de woofer 18 polegadas, geralmente possui um valor alto de sensibilidade (ex: 95dB); alto falantes subwoofers de 8 polegadas, geralmente possuem um valor baixo de sensibilidade (ex: 82dB).
Considere a sensibilidade se estiver comparando o mesmo tipo de alto falante, com a mesmo tamanho e com o mesmo valor em rms.
*É uma informação importante, porém, é mais útil em alto falantes que reproduzem sons mais agudos (frequências altas) e em alto falantes não tão fortes.
Sd – cm²
Área total do diafragma ou área efetiva do cone. O cone é o responsável direto na geração das ondas sonoras, logo, seu tamanho também irá afetar a sonoridade.
Quanto maior a área do cone, mais massa de ar ele desloca, porém mais lento ele fica. Sendo melhor na reprodução de frequências mais baixas.
QUanto menos a área do cone, menos massa de ar ele desloca, porém mais rápido ele fica. Sendo melhor na reprodução de frequências mais altas.
X max (ou X máximo) em mm
Deslocamento linear máximo do conjunto móvel sem danos (ou sem distorção e etc).
Valores altos indicam uma ótima capacidade em reprodução de frequências baixas.
Alto falantes que reproduzem frequências altas, não têm Xmax altos.
É “retirada” a partir do valor da altura total da bobina, subtraindo o valor da altura da peça polar superior, e dividindo o resultado por 2. Ou seja, é o valor da distância máxima em que a bobina mantém seu enrolamento dentro do gap acima e abaixo da peça polar (onde se tem o fluxo magnético).
Por exemplo: um falante com Xmax de 10mm quer dizer que ele poderá ter um movimento de 10mm para fora e 10mm para dentro sem danos ao conjunto móvel.
Os fatores influentes que controlam são, o conjunto magnético, a borda, a arranha e pelo damping factor do módulo amplificador.
O conjunto mecânico pode ultrapassar o X-max do alto falante, mas não deve. Ao acontecer isso, perde-se o “controle” da movimentação do conjunto, podendo danificar o alto falante.
Isso geralmente acontece ao utilizar uma caixa errada para o alto falante.
Os danos mais comuns afetam a bobina, podendo danificar o enrolamento ao raspar no gap, ou a deforma-lá, ao bater no fundo do conjunto magnético. Além disso, como ultrapassar o x-max causa distorção, a chance de queimar a bobina do alto falante aumenta muito.
Fs – Hertz (Hz)É a frequência na qual um corpo vibra em sua maior amplitude devido às suas próprias naturezas estruturais, no caso do alto falante, é a frequência de ressonância do conjunto móvel (corpo).
Ela geralmente diz aonde o alto falante começa a reproduzir o som com ótima eficiência.
Em regra tem-se dificuldade em produzir frequências abaixo dele.
Por exemplo:
– um falante com Fs de 60hz não vai produzir 30hz muito bem, podendo danificar o conjunto mecânico ao receber uma grande quantidade de energia, mesmo em uma caixa acústica apropriada.
– um falante com Fs de 32hz vai produzir bem 30hz se estiver em uma caixa com sintonia adequada.
Observação: Quando se utiliza o alto falante em uma caixa corneta, na qual não tem tem muita “Litragem” e possui sintonia alta, o valor do Fs acaba não importando muito.
Por exemplo: médio grave em caixa corneta com HPF a partir de 200hz.


Qts – Qualidade total do Alto FalanteO valor do Qts que define o controle do conjunto móvel do alto falante.
Quanto menor o valor: quer dizer que o motor do alto falante consegue controlar muito bem o conjunto móvel do alto falante. Ele acelera e desacelera mais rapidamente. . É indicativo, por exemplo de som firme, com pancada, com menor peso e graves menos profundos.
Quanto maior o valor: quer dizer que o motor do alto falante não consegue controlar muito bem o conjunto móvel do alto falante. Ele acelera e desacelera mais lentamente (som mais retumbante). Indica um grave mais pesado e mais lento respondendo com maior facilidade as frequências baixas.
Obs: Não existe um valor melhor que o outro.
Exemplos: Alto Falantes para grave de 15 polegadas conta com QTS em torno de 0,4.
Alto Falantes de Qts de 0,6 ou acima, são modelos que precisam de caixa grandes.
Parâmetros “relacionados” aos QTS:
Qms: Fator de qualidade mecânico para fs ao ar livre, considera apenas as perdas mecânicas, quanto maior o valor de Qms, menos flexível será o conjunto móvel. Conjunto móvel: suspensão externa (borda) e aranha que prende a bobina, responsáveis pela sustentação do cone.
Valores de Qms maiores indica um alto falante que reproduz um som mais “limpo” e com melhor dinâmica, monde terá menos perdas.
A borda terá maior flexibilidade e a aranha terá construção dando como resultado maior fluxo do ar e maior sensibilidade, sendo bom indicativo de reserva de energia acumulada.
Qes: Fator de qualidade elétrico para fs ao ar livre, considera apenas as perdas elétricas, quanto menor o valor de Qes, maior a força dinâmica do sistema eletromagnético.
VAS – Litros (L)
Volume equivalente de ar que tem a mesma compliância do sistema de suspensão do alto-falante (volume acústico do alto-falante). O volume Vb da caixa acústica depende também do Qts e Fs.
Ao utilizar volumes de caixa menores que os especificados, modifica-se a resposta de frequência, geralmente reforçando uma certa região dos graves, aumentando o Fb e também a excursão do cone do alto-falante.
É um valor que “diz” o tamanho da caixa acústica para o alto falante.
Quanto maior o valor do VAS, maior será a caixa acústica.
Quanto menor o valor do VAS, menor será a caixa acústica.
Veja um post de como calcular o VAS de um alto falante: Como calcular/encontrar o VAS do Alto falante?
Produto BL(CampoMagnético x ComprimentoFioNoFluxo x CorrenteNoFio)
Quanto maior o valor de Bl mais forte será a força do conjunto magnético do alto falante.
Por exemplo: Alto falantes com alto valor de Bl, ao redor de 30 ou mais, tem maior condição de controlar seus cones adequadamente. São conjuntos magnéticos conjuntos magnéticos massivos, pesados. Em geral apresentarão também baixos valores de Qts.
Alto falantes com Bl abaixo de 20 ou menos terão menos condições de controle do cone. Logo terão valores de Qts maiores.
Mmd em gramasÉ o peso do conjunto móvel/mecânico do alto falante ( cone ou diafragma, bobina, enrolamento e etc). Comparando alto falantes de mesmo tamanho e valor rms:
– o modelo que tiver um mmd maior, terá maior eficiência na reprodução de frequências mais baixas, pois um conjunto mecânico mais leve também será movido mais rapidamente.
– o modelo que tiver um mmd maior, terá maior eficiência na reprodução de frequências mais altas, pois um conjunto mecânico mais pesado também será movido mais lentamente.
O parâmetro Mms é o peso do cone incluindo a massa radiante, não devendo ser confundido com o Mmd. Alguns programas de simulação de caixas de som vão calcular os valores de Mms quando se entra com o Mmd.

Outros parâmetros:
B: Densidade de fluxo magnético no vão da bobina, em Tela-metros (TM)
Cas: Acusticamente equivalente ao Cms
Cms: compliância mecânica da suspensão do alto-falante
Compliância mecânica: é o quanto um determinado corpo se desloca quando aplica nele uma determinada força . É dada em m/N ou m/N
D: Diâmetro efetivo do falante, em metros
F3: Ponto de menos 3dB em relação à região de resposta plana em Hertz
Fb: Frequência de sintonia (ressonância) da caixa acústica Vented Box (Bass Reflex). (frequencia de um vale entre dois picos)
Fc: Frequência de Ressonância do sistema caixa Closed Box. (frequência de pico)
Fs: Frequência de ressonância ao ar livre (frequência de pico)
L: comprimento do fio imerso no campo magnético, em metros
Lces: Indutância elétrica equivalente do Cms, em henri
Ms: Massa total móvel do cone
Mms em KGMassa mecânica móvel do alto-falante mais a carga de ar que ele desloca.
Ou seja, o parâmetro Mms é o peso do cone incluindo a massa de ar que ele desloca.
n0 rendimento de referência de um alto-falante. O “no” indica a relação entre potência acústica produzida pelo falante e potência elétrica aplicada. Podemos perceber que os alto-falantes são, na verdade, grandes geradores de calor, uma vez que a maioria dos falantes tem rendimento em torno de apenas 1%.
p (rho): Densidade do ar 1.18 kg/m^3
Pa: Potência acústica
Pe: Potência elétrica
Q: Amortecimento relativo do falante.
Qa: Q do sistema no Fb, devido a perdas por absorção, admensional
Qec: Q do sistema na ressonância (Fc), devido a perdas elétricas, admensional
R: Ondulaçao do sinal, in dB
Ras: Acusticamente equivalente ao RMS
Revc: resisttência DC da bobina, em Ohms
SPLo Sound Pressure Level, usualmente medido a 1 watt, por 1 metro na frente ao falante
Vb: Volume interno líquido da caixa acústica, oferecido ao alto-falante. O valor de Vb influi na resposta de graves, na frequência de corte F3, na de sintonia Fb e no deslocamento do cone.
Vd: Máximo volume deslocado pelo falante (produto de Sd pelo Xmax), em metros cúbicos.
Vd:Se a questão é mover grandes quantidades de ar nas baixas frequências, este é o parâmetro a ser olhado. Isso por que para produzir som é preciso mover ar e quanto mais baixa a frequência a ser reproduzida, maior será a quantidade de ar a ser movida para dar determinado resultado. Pode-se fazê-lo usando cones menores (menor Sd), com a penalidade de ter maior movimento pra dentro e pra fora em relação aos cones maiores. A área do cone maior dividida pela área do cone menor vai dar a necessidade de deslocamento do menor em relação ao maior para produzir o mesmo resultado. É fácil calcular isto, e comparar os valores de Vd garante um indicativo do que um falante de graves pode produzir, sendo uma coisa que poucos realmente fazem.
Fonte: Loja do Som Automotivo

1 comentario: